Categoria: Novidades

on

Autora Sofia Brunstein recebe em sua residência a bela obra Arquivos Escritos

  Somente sorrisos e felicidades no recebimento da edição do livro ARQUIVOS ESCRITOS, na residência da autora, Sofia Brunstein. Recebeu muitos abraços da mana Laura e da mãe Denise. Ambas talentosas pianistas.

  Está em preparo para os próximos meses um grande lançamento da obra.

                    É poesia

Ela não é como qualquer uma, tem
Ideias claras, bem,
São mais que raras, sem
Maldade alguma, vem
Ver a estrada que ela ruma
Acha esse mundo um absurdo
Mudo, cego e surdo
Ela é mais flor,
Mais cor, amor
Não liga pra cantadas
(Mas se impressiona com as palavras rimadas)
Ela é areia, sol e maresia
Ela não é tudo, mas
Ela é pura poesia

                                        Sofia Brunstein

on
Sodê Freitas realiza sessão de autógrafos do livro "Nada cale a nossa voz" - Coluna Ponto de Vista - O site de notícias de São Gabriel e região

Sodê Freitas realiza sessão de autógrafos do livro "Nada cale a nossa voz"

Com a presença do Secretário de Educação Edjor Borges, representando o Prefeito Rossano Gonçalves, da imprensa gabrielense, do poeta Rossyr Berny, representando a Editora Alcance e Casa do Poeta Latino Americano, da professora Maria Valderez Oliveira, diretora da ACAM (Associação cultural Alcides Maya), a poetisa gabrielense Maria Sodenir Freitas (Maria Sodê) realizou a sessão de autógrafos da obra “Nada Cale a Nossa Voz”. A solenidade aconteceu na quinta-feira (9), no Museu Igreja Nossa Senhora do Rosário Bom Fim (Igreja do Galo).
Sodê é professora e atualmente Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Campo Mascarenhas de Moraes.

O evento foi aberto pelo poeta Rossyr Berny que destacou o empenho da poetiza em produzir uma obra muito original e a importância de, sendo professora, poder expressar sua experiência humana com os colegas, alunos e a comunidade.
“Conhecendo a Sodê e sua autenticidade, tive a certeza que realmente valeu a pena apostar no seu trabalho”, considerou.
Na sua manifestação o secretário Edjor Borges (Jojô) ressaltou a palavra “orgulho” em relação a obra da poetisa e diretora. Agradeceu ao poeta Rossyr Berny, o grande apoio dado à Educação gabrielense como poeta e editor. 
“O Rossyr é um grande amigo que fiz nessa caminhada frente a educação e que muito tem nos ajudado, esse é um agradecimento que faço também em nome do Prefeito Rossano, obrigado”, ressaltou.
Jojô disse ainda que, como secretário de Educação, tem a obrigação de apoiar a inciativa, pois é uma professora, uma diretora que escreveu um livro, demonstrando que São Gabriel é um berço de arte, cultura e literatura. 
“A Sodê é um exemplo de que é possível realizar grandes projetos”, observou.
A Diretora Cultural da ACAM Maria Valderez disse que se sentia orgulhosa em ter uma ex-aluna lançando um livro.
“Um momento importante para a literatura gabrielense, estamos fazendo jus à “Atenas Riograndense”, comentou.
O Diretor Administrativo da SEME, Eduardo Pastorio, falou em nome dos professores, parabenizando a inciativa e a realização da obra literária da Diretora Maria Sodê. 
“Que sirva de exemplo a todos, pois professores, e especialmente uma diretora sempre tem muito a dizer e é um orgulho para todos nós acompanharmos o seu trabalho”, argumentou.

Ao dar início a sessão, Sodê agradeceu a presença de todos, prestou uma homenagem a Professora Claudia Hoffmann Jardim (in memoiran), ressaltou que seu trabalho foi escrito baseado nas experiências das idas para a escola no interior em Catuçaba. 
“É pura autenticidade, através da obra expresso justamente o meu sentimento e entendimento da vida e dos fatos, por ser assim acredito que “Nada cale a nossa voz”", finalizou.
A sessão de autógrafos contou também com a presença da Patroa da CTM, Cátia Cavalheiro (que também é Diretora da Escola Municipal Tarso Dutra), do Coordenador da 18ª Região Tradicionalista, Márcio Dávila; a Diretora da Escola de Campo Maria Manoela da Cunha Teixeira, Lia Pastorio,  além de servidores da SEME e dos poetas, o angolano Luvumbu Manoel e José Antônio de Macedo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.

on

Maria Sodê, nome literário da pedagoga Maria Sodenir Garcia de Freitas, especialista em Educação: Interdisciplinaridade e Transversalidade, lança seu primeiro livro, no dia 9 de dezembro, às 18 horas, no Museu Igreja Nossa Senhora do Rosário Bom Fim. O evento é organizado pela Editora Alcance e tem apoio da Prefeitura Municipal de São Gabriel, Secretaria de Educação, ACAM e a Casa do Poeta Latino-Americano.

O livro – “Nada cale a nossa voz!” – tem prefácio de Rossano Gonçalves, prefeito de São Gabriel, e apresentação de Edjor Lopes Borges, secretário municipal de Educação.

Segundo o proprietário da Editora Alcance, editor e poeta Rossyr Berny, na obra de Maria Sodê, não há uma palavra faltando ou sobrando. “É bem o manifesto humano, social, político, engajado nos cuidados do humano para com o humano. São vozes somadas a cada texto, a cada página. Todos títulos, somados em dezenas de vidrilhos do vasto mosaico formam manifestos de salvaguardas dos direitos indispensáveis. E, sendo estas falas em forma de contos, crônicas e poemas, mais alto e em melhor som nos chegam aos ouvidos e impressionam os leitores e ouvintes de cada palavra feito texto definitivo, porque verdadeiro”, argumenta o editor.

Para ele, o livro vem ser um grito cuidador, zeloso da figura da mulher, do ensino, da educação. “Da salvação humana, enfim, a salvação pelo saber e pela palavra em livro”, finalizou.

Matérias disponíveis também nos sites parceiros:
Facebook – A Notícia
www.n1noticia.wordpress.com
www.oimparcial.net.br

on

          Rossyr Berny, poeta, escritor, jornalista esteve em São Gabriel, sua cidade natal. Participou ativamente da Semana Nacional do Trânsito, palestrando em diversas escolas municipais, a convite da Secretaria de Educação, sobre o tema das perdas e do luto causados pelas mortes no trânsito. Berny sofreu a triste experiência de ter a irmã Maria Carolina e seu pai Ervandil atropelados e mortos no trânsito. Foram necessárias décadas para exercitar o perdão dos que tiraram as vidas de seus entes queridos.
          Enriqueceu as palestras com recital de seus poemas. Entre estes “O tempo que resta a servir aos pássaros”, no qual narra o risco de um violento acidente de trânsito em 08/07/2020, por pouco não perdendo a vida.

Veja a matéria completa no site: